Poder Além da Vida: Um filme para mudar a maneira como você encara a sua vida

Título: Poder além da vida
Título original: Peaceful Warrior
Direção: Victor Salva
Ano: 2006
Duração: 120 minutos
Nota pessoal: 5/5

Sinopse:
Dan Millman é um talentoso ginasta com sonhos Olímpicos. Ele tem tudo: troféus, amigos, motos velozes, belas garotas e festas “animais”. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando conhece Sócrates (Nick Nolte), um homem estranho e misterioso capaz de entrar em contato com novos mundos de força e compreensão.
Após um grave acidente, Sócrates e a jovem Joy (Amy Smart) ajudam Dan a descobrir que ainda há muito a aprender, e muito mais para deixar para trás, antes de se tornar um “Guerreiro da Paz” e encontrar seu destino. Uma comovente história sobre o poder do espírito humano.

O filme Poder Além da Vida ou Peaceful Warrior é um filme Norte Americano inspirado no livro Way of the Peaceful Warrior (O Caminho do Guerreiro Pacífico) de Dan Millman.

Se você está procurando sentido nas coisas, está meio perdido e precisando colocar a cabeça no lugar, esse é o filme que você deve assistir. E mesmo se está tudo bem por aí, pode acreditar que esse filme só vai te fazer pensar melhor sobre tudo e principalmente sobre como você encara a vida.

Lançado em 2006 e protagonizado por Scott Mechlowicz, contando ainda com a atuação fantástica de Nick Nolte e uma participação muito boa de Amy Smart, o filme Poder Além da Vida conta a história de um ginasta, que ao passar por um acidente, onde desenganado pelos médicos para voltar a praticar as argolas, aparelho ao qual ele dedica sua vida para tentar uma vaga nas Olimpíadas, se vê perdido e encontra na figura de um atendente de loja de conveniências a ajuda que tanto precisa.









Trailer:



Crítica

O filme é uma lição de superação, entendimento e compreensão da vida como um todo. Diferente do que muitas pessoas possam imaginar, o filme não trata em momento algum de nenhum tipo de religião ou filosofia de vida específica, apesar de estar recheado de ensinamentos budistas e apresentar o budismo de forma simples e clara, não pode ser considerado um filme que foi feito para esse fim.

Se eu tivesse que definir exatamente, diria que esse é um filme para te fazer refletir sobre o que você tem feito da sua vida e sobre como você aproveita cada dia que se passa. O budismo passado nele é “apenas” um complemento mais que bem-vindo.

Chegou na hora certa


Não sei você, mas quando vejo “inspirado em fatos reais” já me dá vontade de assistir qualquer filme que seja. Confesso que quando fui assistir o filme Poder Além da Vida, foi só isso que me chamou atenção e despertou curiosidade para tanto. Me lembro que vi alguém comentando sobre o filme em um blog que falava sobre budismo e fiquei curioso. Fui pesquisar e para a minha surpresa encontrei o filme completo no YouTube.

Como eu estava em um momento cheio de dúvidas, dos tantos momentos assim que temos ao longo da vida, o filme me ajudou bastante e acabou entrando na minha lista dos 10 mais (é bem verdade que ela está sempre mudando, mas ele já faz parte a alguns anos).

Já devo ter assistido esse filme pelo menos umas 10 vezes e não me canso. Sempre que tenho um tempo e sou o responsável por escolher o filme da sessão pipoca aqui em casa, Poder Além da Vida está entre as opções.

Você deve assistir ao menos uma vez


Sempre que indico esse filme para alguém, costumo dizer que apesar de qualquer religião ou crença que a pessoa tenha, vale assistir Poder Além da Vida ao menos uma vez. A história do filme é muito interessante e desde o começo se mostra muito válida, principalmente para fazer qualquer pessoa parar e refletir sobre suas escolhas de vida. Só isso já vale o tempo que você vai “perder” assistindo.

Então, por mais que você não seja fã ou nem queira saber de nada relacionado ao budismo ou qualquer coisa do gênero, assista o filme! Você não vai se arrepender!

Do filme em si


O filme apresenta Dan, o protagonista, levando uma vida em meio a noites sem dormir, festas, garotas, sexo, bebida alcoólica, enquanto ao mesmo tempo se dedica aos treinos tentando se classificar para as Olimpíadas. Uma vida insana e altamente destrutiva.

Sofrendo pesadelos frequentes com um acidente em que acaba tendo sua perna estilhaçada e se rompendo em pedaços como vidro, Dan só consegue ver pés calçados em sapatos velhos recolhendo os cacos de sua perna. E é em uma noite dessas, após acordar de um pesadelo que ele resolve sair e acaba conhecendo um senhor em uma loja de conveniências calçado com os mesmos sapatos que aparecem em seus pesadelos.

E então, o que no início nos parece uma relação que não vai dar em muita coisa, justamente por se tratarem de mundos tão diferentes, vai se transformando em uma relação de amizade e confiança. O que começa a mudar a vida de Dan e a forma como ele enxerga o mundo (e ao mesmo tempo, nos faz também, mudar com ele e começar a refletir sobre nossa própria vida e as escolhas que fazemos).

A vontade é de contar o filme todo, mas não vou! Vou guardar o melhor comigo e esperar que você corra para assistir esse filme que eu tenho certeza, vai mudar a maneira como você encara a SUA vida!

Comentários