Nova Parceria: Autora Francélia Pereira

Olá pessoal! É com grande alegria que venho anunciar a parceria entre o Filmes e Letras e a autora Francélia Pereira!

Francélia C. Pereira nasceu em Belo Horizonte/MG em 1977. Cursou Informática Industrial (CEFET/MG) e Pedagogia (UFMG). Também estudou sânscrito em um curso de Extensão oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); foi quando se apaixonou pela Linguagem e suas diversas manifestações. Atualmente é estudante de Letras.

“Em meus textos de ficção, tento apresentar um pouco da cultura ancestral do Brasil ; cultura que se encontra, na maioria das vezes, escondida atrás de obras eruditas ou dentro de nossas matas e florestas. Na poesia, tento apresentar um pouco do universo que me cerca; um pouco do meu mundo interior e dos mundos que observo em minha órbita”

Francélia já possui alguns trabalhos, como O texto por trás das palavras, Espelho, Oby Îuba: Contos da Floresta, Momentos, Habitantes do Cosmos, Habitantes do Cosmos: Artemísia (minha próxima leitura) e Habitantes do Cosmos: Nova Atlântida.

Sobre a série Habitantes do Cosmos:


Na série Habitantes do Cosmos pretendo abordar assuntos diversos, que atingem nossa vida diária no presente, como ecologia, gênero, sexualidade, diversidade, intolerância etc. Além disso, pretendo apresentar também um pouco da nossa História “esquecida”, ou seja, um pouco da mitologia e da cultura dos nossos ancestrais indígenas. 
Os volumes da série apresentam histórias com início, meio e fim, ou seja, não há necessidade de se ler todos os volumes, dando ao leitor a opção de ler cada livro na ordem em que desejar, pois isso não influencia a compreensão da obra. Os volumes se completam, ampliando o conhecimento do leitor quanto ao universo apresentado, mas a leitura é totalmente independente.
O primeiro volume, Habitantes do Cosmos, apresenta todo o contexto em que as demais histórias são desenvolvidas; aqui, o contexto é o destaque da obra. Nos demais volumes apresento personagens que se tornam o centro das histórias. A história desenvolvida no primeiro volume é uma aventura em que os personagens, que são seres humanos muito especiais, tentam encontrar uma forma de salvar a humanidade da extinção. O contexto abrange o passado distante, dos tempos da Atlântida, o nosso presente atual e um futuro também distante, em que a Terra passará por transformações tão intensas que não será possível mais abrigar a vida humana como a conhecemos, o que levará a humanidade a migrar para diversas regiões no nosso Sistema Solar enquanto o Governo irá procurar um planeta que apresente condições favoráveis ao desenvolvimento da vida humana. Há personagens humanoides, que representam a cultura humana dos séculos XX e XXI; e são responsáveis por discussões filosóficas que expressam nossa situação atual na existência.
O volume dois, Habitantes do Cosmos: Artemísia, apresenta uma personagem que aparece no final do volume um. Habitantes do Cosmos: Artemísia, é um lançamento da Editora Buriti. A história se passa em um futuro muito distante. Artemísia nasceu em Vênus, em uma sociedade patriarcal extremamente machista e, por isso, viviam isolados, pois as questões que envolvem o gênero e a sexualidade já haviam sido superadas pelo resto da humanidade.
Após fatos que marcaram a infância de Artemísia, ela se vê sozinha no Sistema Apolo e acaba se tornando uma guerreira mercenária que vive várias aventuras e várias tragédias, e nesse contexto ela tenta encontrar uma razão para sua existência.
No livro você encontrará aventuras, ação, fantasia, filosofia, romance, mitologia, enfim, é uma obra muito rica e que apresenta questões subjetivas, que tem o objetivo de convidar o leitor a refletir sobre os rumos que nossas vidas tomam no nosso dia a dia. É uma obra de ficção, mas que tem a pretensão de tocar o leitor, de alguma forma.
O volume três, Habitantes do Cosmos: Nova Atlântida, apresenta o momento em que a humanidade começa a migrar para outras regiões do Sistema Solar, como a Lua e Marte. 

Como eu disse, o livro Habitantes do Cosmos: Artemísia é a minha próxima leitura. Assim que terminar trago uma resenha para vocês.

Lançamento


Aproveito o espaço para divulgar o Lançamento do livro Habitantes do Cosmos. Que será realizado no dia 28/11 (próximo sábado) na Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. E quem não puder participar do lançamento do livro no dia 28, poderá participar do Lançamento Virtual que vai acontecer no dia 29/11.

Serão 10 autores fazendo sorteios e interagindo com os convidados. Imperdível!

Deixo aqui o meu muito obrigado a Francélia pela confiança e espero que essa parceria dure por muito tempo! E se você ficou curioso e quiser saber mais sobre a Francélia e seu trabalho, visite:




Até o próximo artigo!

Comentários