Extraordinário – R. J. Palacio: Um livro recomendado para todas as idades

Título: Extraordinário
Autora: R J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320
Nota Pessoal: 5/5

Sinopse:
August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade…até agora.
Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.




Quando minha esposa terminou de ler Extraordinário, me disse que eu não poderia deixar de ler. Sinceramente, não é o meu tipo de livro (julgando um livro pela capa, eu sei). Em um primeiro momento, Extraordinário parece mais um livro escrito para o típico adolescente, pensado para passar uma mensagem. Mas…

Nada como uma página depois da outra.


Devo confessar que chorei por mais de uma vez enquanto lia. Por sinal, uma leitura rápida e muito agradável.

Narrado principalmente da perspectiva de Auggie, além de familiares e amigos, o livro conta com momentos muito comoventes e outros bem descontraídos.

Como principal mensagem, podemos ver o quanto um menino fora dos “padrões normais” consegue causar impacto na vida de seus familiares, amigos e em sua comunidade.

Não vou comentar muito mais que isso que é para não estragar as surpresas e as emoções que Extraordinário reservam para você. Além disso, não é preciso muito, apenas reafirmar que é uma leitura mais que recomendada para crianças, adolescentes, adultos… e qualquer pessoa que tenha coração e queira se emocionar com as lições de vida do Extraordinário Auggie.


Comentários