Conheça a história de Blake Ansari - o menino dos livros

Mesmo sendo um garoto tímido e de poucas palavras, Blake Ansari, um garoto de 7 anos, impressiona por sua força de vontade e alegria ao tentar ajudar ao próximo.

Blake já conseguiu arrecadar quase 6 mil livros nos Estados Unidos em pouco mais de um ano de campanha. Ao mobilizar amigos, empresas e instituições tentando realizar seu desejo de ajudar crianças desabrigadas a terem acesso à leitura.

Nas palavras do próprio Blake:

"Espero que todas as crianças sem casa tenham sucesso em várias coisas. Desejo que eles tenham a chance de ir para a faculdade e se tornem adultos bem sucedidos."

Blake Ansari - Como tudo começou


Segundo a mãe de Blake, tudo começou em uma noite próxima ao Natal de 2013, quando ela leu em voz alta uma série de reportagens de jornal sobre desabrigados.

Na manhã seguinte, Blake disse para seus pais "isso significa que eles não tem uma biblioteca, não é? Eles deveriam ter uma."

A mãe de Blake, Starita Boyce Ansari, que é doutora em filantropia, mas que parou de trabalhar para cuidar do filho, pensou: "Não posso dizer não. Se ele quer ajudar as crianças, por que não? Ele está certo."

Com a ajuda da mãe e do pai, Nuri Ansari, o garoto Blake começou a fazer pedidos de doações de livros para os amigos. Ao mesmo tempo que sua família começou a fazer ligações para conhecidos com o mesmo pedido, livros.

No início foi difícil abrigar os livros, mas com a experiência do pai de Blake, que trabalha com desenvolvimento de programas para desabrigados e ex-presidiários há mais de 20 anos, ficou fácil encontrar um lugar para abrigar os livros.

O lugar foi batizado de Blake Mini Library (Minibilioteca do Blake). Que foi oficialmente fundada no dia 06 de janeiro de 2014 e ainda funciona em um abrigo temporário no Brooklyn.

Com a repercussão do projeto, empresas e instituições começaram a abraçar a ideia e mais pessoas foram conhecendo Blake e começaram a doar mais e mais livros.

Em setembro de 2014 Blake começou a dar palestras e pedir mais doações.

Hoje a Minibiblioteca de Blake conta com quase 6 mil livros (e o número não para de crescer). As crianças e adolescentes são autorizados a ficar com cinco livros cada. Segundo Blake, o objetivo é que eles comecem suas próprias bibliotecas.

Ainda segundo a mãe de Blake, a ideia é que os jovens não só leiam os livros, mas usem eles para ajudá-los a melhorar e a mudar de vida.

Blake Ansari e uma de suas caixas para entrega de livros

Fonte: UOL Educação

Comentários