Como organizar seus livros em casa ou no escritório

Se você é do tipo viciado em livros que não pode ver nenhum lançamento, best-seller e nem mesmo indicação de um amigo que já sai comprando. Do tipo que gosta tanto, mas tanto de livros que já ganhou o apelido carinhoso de “traça”. Do tipo que tem tantos livros em casa que já não dá mais para chamar de biblioteca pessoal. Esse artigo é para você (mas serve para você que está começando com essa história de comprar livros também)!

Tudo começa com o primeiro livro, aquele que mexe com você de verdade e te dá vontade de comprar mais um, como um vício, buscando a mesma sensação…

O tempo passa e quando você percebe, aquela única prateleira na estante já não é suficiente e os livros começam a tomar conta da casa toda. E quando chega nesse ponto, não tem jeito! É hora de organizar!


Para facilitar o seu trabalho, vamos ver aqui algumas dicas básicas e práticas para organizar seus livros facilmente e evitar maiores problemas no futuro.


Junte todos os livros em um só lugar

Para começar a organizar, vamos primeiro bagunçar ainda mais. Vamos começar retirando todos os livros das estantes, prateleiras, cômodas e todos os outros lugares onde você costuma guardar cada um deles. Isso para facilitar a visualização e o tamanho do “estrago”.

Separe os livros em duas pilhas

Separe todos os seus livros em duas pilhas distintas. Uma para os livros que você quer manter e organizar e outra para os livros que você deseja vender, reformar ou doar. É importante passar para frente os livros que você não quer mais, livro parado é conhecimento que não está sendo aproveitado.

Separe os livros mais especiais

Depois desse primeiro processo de separação, guarde os livros que vão embora em uma ou mais caixas de papelão e deixe de lado. Se volte para os livros que vão ficar, separando aqueles que você mais gosta, os que tem um maior valor sentimental e os que trazem boas lembranças.

Defina o lugar onde os livros vão ficar

Para conseguir organizar seus livros, é importante definir um lugar único. Fica mais fácil na hora de procurar um livro específico e é mais difícil se esquecer de algum. Um cômodo da casa , uma parede, uma estante. Tudo vai depender da quantidade de livros que você tem para organizar.

Limpe as prateleiras e os livros

Uma vez que você já definiu quais os livros que vão ficar e o lugar para onde vão, é hora de fazer uma limpeza nas prateleiras (estantes ou seja lá onde você vai organizar os livros) e nos livros propriamente ditos (um pano levemente umedecido já é mais que suficiente).

Organizando os livros no lugar

Existem várias formas de organizar seus livros e cada um tem suas preferências pessoais. Vale organizar por tamanho, cor, assunto, número de páginas, gêneros, etc. A escolha é sua. Essa decisão é extremamente pessoal e depende muito da quantidade de livros que você tem.

Como organizamos os livros por aqui

Como aqui em casa três prateleiras grandes dão conta dos livros que temos (por enquanto), resolvemos organizá-los através de uma mistura de “altura” e “grossura” (dos mais grossos e mais altos, para os mais finos e mais baixos). Mas isso porque não são tantos livros assim. Acredito que se fosse uma parede completa, esse sistema não funcionaria bem.

No caso de uma grande quantidade de livros, o melhor é dividi-los por tema e dentro do tema fazer a divisão que você achar melhor.

Algumas formas mais usadas para organização:

  • Ordem cronológica (da da compra, lançamento ou leitura)
  • Ordem alfabética por sobrenome do autor
  • Ordem alfabética por título do livro
  • Coleções, séries e “avulsos”
  • Organizar por editoras
  • Organizar por gêneros
  • Livros lidos/não lidos

Sobre o local escolhido

O local escolhido para organizar seus livros deve ser antes de mais nada bem ventilado e com boa circulação de ar. Mantenha os livros distantes das paredes úmidas, elas dão bolor e mofam os livros com facilidade (todo cuidado é pouco).

Marcador de lugar

Essa dica é legal para quem tem muitos livros. Pode ser um livro diferente, uma caixa ou qualquer coisa que você quiser. A ideia é marcar o lugar onde o livro estava quando você o retirou, para que possa voltar para o mesmo lugar quando terminar a leitura.

Crianças pequenas

No caso de crianças muito pequenas e que ainda não tem o cuidado necessário que um livro pede, é interessante montar uma pequena biblioteca em seu próprio quarto. Assim, você ensina seus filhos desde pequenos a cuidar dos livros e da importância de ter livros por perto.

Misturando tudo

Se as crianças já não são tão pequenas assim e você não é daquele tipo ciumento ao extremo com a sua coleção pessoal, é hora de pensar em compartilhar. E a melhor forma de fazer isso é juntando todos os livros da casa em uma grande e única biblioteca onde todos tem acesso.

Alguns exemplos interessantes

Confira abaixo alguns exemplos de organização de livros dos mais variados:





Conclusão

Os livros precisam de cuidado e atenção. Independente se você os considera parte da decoração ou fonte de conhecimento inestimável (e até uma mistura dos dois). Nunca os deixe de lado por muito tempo, não se esqueça deles e cuide com carinho, assim você vai ter seus livros sempre a sua disposição e receberá de volta todo o carinho que demostrar por eles.

Comentários