10 Filmes clássicos que você deve ver antes de morrer

Existem filmes clássicos que todo mundo pelo menos já ouviu falar, mas nunca parou para assistir. São filmes tão bons que fizeram sucesso não só com uma geração, mas que marcaram várias gerações e por isso são chamados de clássicos.

Entre tantos que existem, separei 10 deles para que você entre nesse mundo com o pé direito.

Óbvio que existe espaço para discórdia e que faltaram filmes que para muitas pessoas são tão ou mais importantes que os mencionados aqui, mas calma...

Essa é a primeira lista de muitas que virão ok?

Então, prepare a pipoca e se jogue no sofá!


O Mágico de Oz (1939)



Baseado no livro infantil do escritor L. Frank Baum, o filme conta uma história na qual a garota Dorothy é capturada por um tornado no Kansas e levada a uma terra fantástica de bruxas, de leões covardes, de espantalhos falantes e de muito mais. Usando técnicas de coloração bastante avançadas para a época, o filme recebeu 6 indicações ao Oscar, vencendo 2. Destaque para o sapatinho vermelho de Dorothy, inspiração para várias marcas famosas.

E O Vento Levou (1939)



O clássico dos clássicos! Com um elenco sensacional,técnicas avançadas de áudio e coloração, cuidados excepcionais do diretor Victor Fleming, o filme se tornou o maior romance de todos os tempos e levou 10 estatuetas no Oscar. Baseado no livro de Margaret Mitchell, o filme narra a complicada vida de Scarlet O’Hara (Vivien Leigh), seus amores e desilusões em um período que tem a Guerra Civil Americana como pano de fundo. Pela primeira vez o cinema mostrou a mulher como sujeito na ação e não como mero objeto, como até então era mostrado!

Casablanca (1942)



Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano, levou vários prêmios no Oscar de 1943, incluindo o de melhor filme e melhor direção. Casablanca teve uma grande estreia, mas ganhou ainda mais popularidade com o passar do tempo e está sempre presente nas listas de melhores filmes. As estrelas Humphrey Bogart, no papel de Rick Blaine, e Ingrid Bergman, como Ilsa Lund, tiveram uma química tão grande que são elogiados pela crítica até hoje!

Bonequinha de Luxo (1961)



Esse filme é um clássico não só para o cinema, mas também para a moda! Audrey Hepburn virou ícone eterno de estilo depois de ter interpretado o papel da independente Holly e acabou influenciando o comportamento de toda uma geração.

Laranja Mecânica (1971)



Adaptação do livro de Anthony Burgess, “Laranja Mecânica” é mais um sucesso do diretor Stanley Kubrick. O filme mostra a história de Alex, um adolescente interpretado pelo incrível ator Malcolm McDowell e que tem uma tendência bizarra à ultraviolência e acaba sendo obrigado a fazer um tratamento para se curar. O filme consegue nos envolver na história e faz você passar o tempo todo imaginando o que se passa na cabeça de Alex.

A Fantástica Fábrica de Chocolates (1971)



O filme é baseado no livro de Roald Dahl, que descreveu o sonho de todas as crianças do mundo: visitar uma fábrica de doces! Além de tudo, Willy Wonka, o dono do lugar, é meio louco e a fábrica é mágica, cheia de segredos, truques e empregados bizarros (os Oompa-Loompas). As cacastas de chocolate, chicletes e todos os doces do filme são incríveis. A obra fez tanto sucesso que ganhou um remake em 2005, com Johnny Depp no papel de Willy Wonka.

O Exorcista (1973)


O filme foi inspirado no livro de William Peter Blatty e O que pouca gente sabe é que Blatty se inspirou nos noticiários de 1949, quando jornais de Georgetown estamparam em suas capas o “terrível exorcismo” de Robbie Manheim, garoto de 14 anos. “O Exorcista” é tão assustador que a Warner Bros foi obrigada até a retirar o trailer original dos cinemas. As lendas que cercam a produção do filme não são menos aterrorizantes, cheias de mortes trágicas no elenco e em funcionários da produção. E aí, você vai ter coragem de assistir? MEDO!

Os Embalos de Sábado À Noite (1977)



“Saturday Night Fever”, em inglês, foi o filme que tornou célebre o ator John Travolta. Além de fazer as discotecas ficarem cheias de jovens dançando ao som de Bee Gees. Pergunta para a sua mãe se ela não achava o John Travolta um gato e se o seu pai não dançou muito ouvindo “Staying Alive”! Hahaha!

Star Wars (1977)



A grande obra do diretor George Lucas se tornou um fenômeno mundial! Mesmo quem nunca assistiu ao filme (ou aos outros que completam a série) sonha ter um sabre de luz e sabe quem são Darth Vader, Luke Skywalker e a princesa Leia. Ainda não assistiu “Guerra nas Estrelas”? Junte seus amigos para uma maratona de filmes e assista à saga completa!

O Poderoso Chefão (1972)



Em 1972, a Paramount Pictures lançou uma proposta que não se podia recusar- assistir a O Poderoso Chefão. Uma adaptação do livro homônimo de Mario Puzo (que é tão incrível quanto o filme. Difícil escolher). Que narra na corrupta e enganosa Nova Iorque pós-guerra toda a trajetória de luta de uma família mafiosa para se manter no poder. Dirigido por Francis Ford Coppola, é o primeiro filme da trilogia. Aliás, foi junto a Coppola que Puzo adaptou seu Best-seller às telonas. O que foi talvez, um dos fatores mais relevantes para se manter as qualidades do livro e elevar tais qualidades a um nível altíssimo no filme.

Esse é último, mas na verdade o primeiro, ao menos na minha lista de melhores filmes de todos os tempos, o Poderoso Chefão (a trilogia) é simplesmente fantástico! Se você ainda não viu, não perca mais nem um segundo. Esse filme vai mudar a sua cabeça e no mínimo a fazer com que você veja a sua família com outros olhos.

É isso pessoal! Espero que tenham gostado e se tiverem alguma dica, algum filme que ficou de fora, por favor, os comentários estão abertos! ;) 

Comentários